Governador Rafael Fonteles viaja com presidente Lula para Dubai nesta quarta
Fonteles vai integrar comitiva de Lula na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do ClimaA Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (28/11), a viagem internacional do governador Rafael Fonteles aos Emirados Árabes. O gestor foi convidado pela Presidência da República para integrar a comitiva do presidente Lula para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), que será realizada entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

"Incumbiu-me o senhor presidente da República de convidar Vossa Excelência a integrar, em Dubai, comitiva que o acompanhará em visita aos Emirados Árabes Unidos", diz o ofício nº 163-B, assinado por Fernando Igreja, chefe do Cerimonial da Presidência da República.
Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a conferência debaterá os impactos das mudanças climáticas em todo o mundo. O presidente Lula passará pela Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos e Alemanha.
“Uma viagem de apenas três dias, mas muito importante para o Piauí e Brasil. Recentemente a presidente da União Europeia deu destaque ao projeto de hidrogênio verde que será implementado no Piauí como um dos maiores do mundo, o que é uma prova inequívoca do potencial natural e institucional que o Piauí e Brasil têm nessa área de energias renováveis”, ressaltou Fonteles.
O governador destacou ainda, que o hidrogênio verde poderá mudar a matriz energética das indústrias e do setor de transporte, que irão utilizar a molécula do hidrogênio, feita a partir de energia limpa, ao invés de carvão, gás natural, petróleo e derivados. “O Piauí irá se posicionar como o maior produtor de hidrogênio verde”, reforçou.
Rafael Fonteles retornou de viagem internacional no sábado (25/11). Em missão na Europa, o chefe do Executivo estadual articulou investimentos da ordem de R$ 100 bilhões para produção de hidrogênio verde no Piauí.