Festival Maria Isabel impulsiona economia com culinária, música, arte e palestras
Programação segue até este domingo, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, com entrada gratuitaCom entrada gratuita e uma programação que promete envolver todos os sentidos, o Festival Maria Isabel chega à sua 8ª edição, segue até este domingo (24/08), das 17h30 às 22h, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. O evento, considerado o maior festival gastronômico do Piauí, é uma verdadeira celebração da culinária nordestina e contará com uma série de atividades para o público de todas as idades.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Piauí, Vitor Bezerra, destacou a variedade de sabores e pratos que o evento proporciona ao visitante. Vitor também fala da sensação de estar realizando mais uma edição do Festival Maria Isabel, agora, a frente da presidência da associação.
"Agradecemos a toda a população que atendeu nosso chamado. Agradecemos também a todos os parceiros, sem os quais não conseguiríamos realizar este evento. É um evento de alto custo e trabalho intenso. O sentimento é de realização, ao ver a cidade aproveitando, as pessoas vindo ao centro, encantadas com os pratos apresentados, desde sobremesas diferenciadas até galinha com risoto caipira único e cortes de pururuca inovadores. A criatividade de nosso povo e a qualidade de nossa culinária são fantásticas", fala.

Promovido pela Abrasel no Piauí, o festival terá 14 restaurantes participantes, cada um oferecendo um prato exclusivo que homenageia ingredientes, técnicas e sabores típicos do Nordeste. A arena gastronômica será o principal ponto de encontro para os apaixonados por boa comida.

Com uma programação rica e diversificada, o festival reúne música, arte, cultura popular e, principalmente, a culinária regional, proporcionando aos visitantes uma experiência completa. O secretário de turismo, Daniel Oliveira, comenta que eventos como o Festival Maria Isabel proporcionam um impulso na economia do estado, deixando a culinário em destaque, principalmente para quem visita o Piauí.
"Nossa culinária se fortalece, mas principalmente o aspecto econômico, pois falamos de geração de emprego, renda e negócios. Fomentamos negócios a partir de nossos valores e de nossa culinária. O Festival Maria Isabel consolida a dimensão econômica de nossa gastronomia e isso fortalece o turismo. Quando o turista vem a Teresina, quando vem ao Piauí, quer se deleitar com nossos pratos regionais. Aqui vimos risoto de galinha caipira, whisky de caju, sorvete Maria Isabel, para quem não conhece. São coisas fantásticas que somente um festival com essa natureza e apoio consegue proporcionar", comenta o secretário.

Além da gastronomia, quem visita o Centro de Artesanato Mestre Dezinho pode observar e levar peças do artesanato piauiense. Essa mistura de música, culinária e gastronomia é vista com empolgação por Ícaro Feiipe, Superintendente de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI).
"Além da experiência gastronômica, o evento celebra o artesanato piauiense, expondo peças únicas do estado. Esta é a segunda edição sediada na Central de Artesanato, fato relevante por consolidar o espaço como polo cultural destacado em nosso estado. A acolhida do festival é extremamente importante, dada a significativa afluência de público - estimados cinco mil visitantes diários - que se traduz em maior movimento nas lojas. Assim, os visitantes adquirem peças artesanais, levando consigo fragmentos da cultura piauiense, e o evento impulsiona substancialmente a economia do setor artesanal estadual", detalha Ícaro.

Confira a reportagem: