Folguedos chega à 3° noite com forró das antigas e grande público no Albertão
Evento segue até este domingo (24) com entrada gratuita e shows de Tierry, Banda Líbanos e BalancearO Encontro Nacional de Folguedos chegou à sua 3° noite no último sábado (23/08). Grandes nomes nacionais do forró, que marcaram várias gerações, passaram pelo palco principal. Márcia Felipe, Galícia e Lorim Vaqueiro foram alguns dos artistas que se apresentaram para um grande público. O evento segue até esse domingo (24).

O secretário de cultura, Rodrigo Amorim, destacou a diversidade de espaços que o evento oferece ao visitante. Ainda durante entrevista ao Conecta Piauí, Amorim revelou que a quadrilha vencedora do concurso representará o Piauí em um evento nacional.
"Aqui celebramos nossa cultura popular. Nosso tema foi valorizar a cultura piauiense, por isso estamos com casa cheia. O mais interessante é que na Arena das Tradições, onde ocorrem as apresentações de quadrilhas do festival, a melhor quadrilha se apresentará fora de Teresina, em Brasília, na Série Ouro. O local está lotado. Aqui é um ambiente familiar, com segurança oferecida pelo governo do estado. Temos setor gastronômico, área de brinquedos, lazer e artesanato. Nossa cultura pulsante no Estádio Albertão é nosso folguedo. Vemos o quanto movimenta a economia local e reconhecemos a importância desse movimento. Por isso o governador Rafael Fonteles, através da Secretaria de Estado da Cultura, apoia o evento", fala o secretário.

Uma das atrações da noite de sábado foi a cantora de forró Márcia Felipe, que cantou os principais sucessos da carreira, além do repertório atualizado. A cantora expressou a alegria de retornar mais uma vez a Teresina em um evento como o Encontro Nacional de Folguedos.
"O Piauí é muito importante na minha vida e na minha caminhada como ser humano, artista e mãe. Meu filho Felipe era bem pequeno quando eu já viajava por aqui. Quando comecei a trabalhar em Teresina, no estado do Piauí, sempre encontrava apoio. Em estradas do interior, quando precisava amamentar ou preparar mamadeira, as pessoas de Teresina abriam suas portas mesmo de madrugada. Permitiram que eu preparasse seu mingau e voltasse para o ônibus. Perguntavam se eu queria tomar banho, se já havia almoçado, jantado ou se estava bem. Assim, vocês são muito especiais. Têm extrema importância na minha vida", conta a cantora.

Carlos Anchieta, produtor cultural do evento, ressaltou a importância da arena das tradições, que reúne grupos culturais, como quadrilhas, bois e reisado.
"O evento se supera a cada ano. Desta vez, retorna ao Albertão e, para nossa surpresa, é sucesso de público desde o primeiro dia. A primeira noite com Tarcísio, ontem com Henry Freitas, sem esquecer a Arena das Tradições, com o melhor da cultura popular: o Festival de Bois, o Reisado que se apresentou, as danças populares do estado do Piauí. Um detalhe importante: mesmo com o palco principal apresentando artistas de renome, o público não deixou de lotar as arquibancadas da Arena. É um evento consolidado, popular, feito pelo povo e para o povo. O governo do estado tem satisfação em patrocinar. As manifestações populares são o que nos dá identidade. Muito importante este 47º Festival de Folguedos de Teresina", ressalta.

A programação do 47º Encontro Nacional de Folguedos finaliza na noite deste domingo (24/08). Confira a programação de shows no palco principal:

Confira a reportagem: