UFPI define lista tríplice para nova reitoria nesta semana; confira
A decisão deve ser enviada ao Governo Federal para escolha da nova reitoria da instituiçãoA Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai definir, ainda nesta semana, a lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal para escolha da nova reitoria da instituição. O Conselho Universitário (Consun) agendou para a próxima quinta-feira (12/09), às 9h, na reitoria do Campus UFPI Teresina, a reunião que vai definir a lista tríplice dos candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a).
Com cerca de 50 integrantes, o Consun é responsável por selecionar os três nomes que serão enviados ao Ministério da Educação (MEC), onde posteriormente é encaminhado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que terá a palavra final sobre a nomeação. Cada integrante do conselho terá direito a um voto, assim determinando ao final da votação a lista tríplice definitiva.

O Consun publicou ainda o edital com as regras para o processo de escolha, permitindo que qualquer professor ou professora com doutorado pela UFPI possa se candidatar aos cargos de reitor(a) e vice.
As inscrições para as candidaturas foram nos dias 6 e 9 de setembro. Vale ressaltar, ainda, que o colégio eleitoral é composto por cerca de 50 integrantes, entre eles diretores de centros, representantes dos campi do interior, estudantes e técnicos.
O atual reitor da UFPI, Gildásio Guedes, que também preside o Consun, terá até o dia 18 de setembro para encaminhar a lista tríplice ao MEC. De lá, ela será enviada ao presidente Lula, que definirá os novos reitor(a) e vice-reitor(a) da instituição. A posse da nova reitoria está prevista para ocorrer no dia 20 de novembro, marcando o início de uma nova fase na gestão da universidade.