Presidente da Alepi diploma estudantes eleitos deputados do Parlamento do Futuro
Os jovens irão atuar na casa legislativa por três dias, discutindo e pontuando leis para o estadoDurante a sessão de diplomação dos 30 jovens eleitos para o Parlamento do Futuro, nesta segunda-feira (26/02), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), destacou o exemplo de exercício da democracia dado pelos estudantes durante o projeto.

O parlamentar explica que o projeto tem como objetivo aproximação de jovens com o legislativo piauiense, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que forneceu as condições para simular uma eleição real. “Os meninos fizeram os partidos, se filiaram, fizeram o debate. Agradecer ao TRE que fez uma simulação real de uma eleição com o uso das urnas eletrônicas e hoje eles foram diplomados”, disse.

O petista informou que os jovens vão viver no parlamento por três dias, debatendo propostas e leis que serão debatidas pelos deputados posteriormente.
Franzé chama atenção para a bancada feminina eleita no Parlamento do Futuro, três vezes maior que a atual bancada da Alepi. “Isso mostra o grau de maturidade desses jovens. Hoje, temos apenas três deputadas titulares na Alepi, e o projeto elegeu dez deputadas”, pontua.
O presidente da Alepi assinala, ainda, que “queremos que esse projeto seja definitivo, mostrando para o Brasil esse modelo de inclusão política e cidadania, aproximando o Legislativo da população, através dessa experiência pioneira de educação e política”, afirma Franzé.