Made In Piauí vence edital nacional de inovação para o comércio eletrônico
O reconhecimento representa um marco para o estado, que amplia sua presença no cenário da inovaçãoO Made In Piauí, programa da Investe Piauí voltado à valorização e expansão de produtos piauienses, acaba de conquistar um reconhecimento de alcance nacional. O projeto foi uma das iniciativas vencedoras da segunda etapa do edital E-commerce.BR, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O Edital E-Commerce.BR premia soluções inovadoras para o fortalecimento do comércio eletrônico no Brasil. Entre 85 propostas enviadas por 17 estados, o Made In Piauí foi o único representante do Piauí selecionado já na primeira fase, figurando entre as 20 iniciativas mais promissoras do país. Após passar por mentorias e aperfeiçoamento metodológico, o programa avançou novamente e foi incluído na lista final das nove propostas de Transformação Digital selecionadas. Todas são iniciativas voltadas ao fortalecimento do comércio eletrônico de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Cada uma dessas iniciativas receberá apoio financeiro de R$ 380 mil para a execução de pilotos de seis meses que visem melhorias e expansão de suas ações, a partir de setembro de 2025. Nessa etapa, sete estados foram contemplados: Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rondônia com um projeto cada, enquanto Goiás e Mato Grosso do Sul contarão com duas iniciativas cada.
Segundo Gustavo Dias, coordenador do Made In Piauí, o reconhecimento representa um marco para o estado, que amplia sua presença no cenário da inovação e do comércio digital. Para o coordenador, a aprovação é resultado de um esforço coletivo e abre novas possibilidades para os empreendedores piauienses.
“Esse resultado mostra que o Piauí tem capacidade de competir e ser referência em inovação. O apoio da ABDI será fundamental para fortalecermos ainda mais o Made In Piauí, ampliando a presença digital dos nossos produtos e gerando oportunidades para micro e pequenos negócios locais. É uma conquista de toda a equipe, parceiros e instituições que acreditam no potencial do nosso estado”, ressaltou.
O coordenador destacou ainda o apoio da Chefia Internacional da Investe Piauí, do time de comunicação e de toda a Rede de Inovação que compõem a solução: Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), fundamentais para a conquista.
De acordo com Gustavo, com o aporte conquistado, o Made In Piauí segue com a missão de projetar a produção piauiense no ambiente digital. “Conectando empresas locais a mercados nacionais e internacionais e reforçando o protagonismo do estado em iniciativas de inovação e desenvolvimento sustentável”, finaliza.