Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

Piracuruca e Oeiras terão programação pelos 201 anos de Independência do Piauí

Solenidades serão realizadas entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro pelo Governo do Estado
Painel Político

O Governo do Piauí realizará nos dias 22, 23 e 24 de janeiro várias solenidades em homenagem aos 201 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil. As atividades vão ser feitas na antiga capital Oeiras e em Piracuruca e contará com a participação do governador Rafael Fonteles. 

Foto: ReproduçãoPiracuruca e Oeiras terão programação pelos 201 de Independência do Piauí
Piracuruca e Oeiras terão programação pelos 201 anos de Independência do Piauí

A programação inicia em Piracuruca, na segunda-feira (22), às 8h30, com o Culto em Ação de Graças na Igreja Cristã Pentecostal. Em seguida, às 9h15, ocorre a Missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Finalizando a agenda em terras piracuruquense, às 10h, será realizada a solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito da Renascença do Piauí, no auditório municipal Professora Lurdinha Brandão.

Na terça-feira (23), a programação segue em Oeiras, com Noite Cultural na Praça das Vitórias, a partir das 20h. No dia seguinte, na quarta-feira (24), às 8h, as atividades continuam junto ao povo oeirense com as Honras Militares e Aposição de Corbelha de Flores na Estátua de Manoel de Sousa Martins, o Visconde da Parnaíba. Já às 8h30, ocorre o Culto em Ação de Graças, na Primeira Igreja Batista do município. Já a Missa em Ação de Graças, em Oeiras, está marcada para 9h15.

A solenidade de outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em Oeiras, será às 10h. A cerimônia será no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes.

Sobre a adesão do Piauí à Independência do Brasil

No dia 24 de janeiro de 1823, um fato ficou marcado na história de Oeiras, do Piauí e de todo o Brasil. Nesta data, o povo piauiense aderiu oficialmente à Independência do Brasil.

O fato foi concretizado quando o brigadeiro Manoel de Sousa Martins, o famoso Visconde da Parnaíba, destituiu autoridades portuguesas em Oeiras e assumiu a presidência da Província do Piauí. Desta forma,  o Estado rompeu as relações institucionais com o Império Português.

Comente