Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Projeto oferece diagnóstico gratuito de câncer em municípios do sul piauiense

Confira o cronograma de atendimentos em sete cidades do estado em agosto

Após o sucesso das ações na Chapada das Mangabeiras, o Projeto Atendimento Médico Especializado Itinerante (Amei) inicia uma nova etapa. A próxima parada será em Uruçuí, nos dias 22 e 23 de agosto, ampliando o acesso da população do sul do estado a serviços de saúde especializados com foco na prevenção do câncer.

A iniciativa, realizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Nordeste (Idene), encerrou recentemente suas atividades nos municípios de Bom Jesus e Corrente, abrangendo 21 cidades piauienses.

Foto: Governo do PiauíProjeto oferece diagnóstico gratuito de câncer em municípios da região sul do Piauí
Projeto oferece diagnóstico gratuito de câncer em municípios da região sul do Piauí

Entre os dias 15 e 20 de agosto, a equipe realizou atendimentos gratuitos na Central Diagnóstico Maria Inez Barjud, em Bom Jesus, e no Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente. Em apenas cinco dias, foram contabilizados 868 atendimentos, com consultas e exames especializados para prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de pele, colo do útero e próstata.

Dermatologistas, urologistas e ginecologistas integraram a força-tarefa, levando atendimento de qualidade para comunidades distantes dos grandes centros. “Seguimos firmes, levando saúde, acolhimento e prevenção para novas regiões do nosso estado. Esse projeto, realizado pela Sesapi, tem a missão de descentralizar o acesso à saúde”, destacou Tamires Dantas, gerente assistencial do Idene.

Foto: Governo do PiauíProjeto oferece diagnóstico gratuito de câncer em municípios da região sul do Piauí
Projeto oferece diagnóstico gratuito de câncer em municípios da região sul do Piauí

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, reforçou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da rede de atenção especializada no interior. “Com o projeto, conseguimos garantir que a população tenha acesso a exames e consultas sem precisar se deslocar para grandes distâncias. Esse tipo de ação é fundamental para diagnosticar precocemente e aumentar as chances de tratamento e cura”, afirmou o gestor.

Cronograma de ações:

* 22/08 (sexta-feira) – Uruçuí, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Senador Dirceu Arcoverde (300 atendimentos)
* 23/08 (sábado) – Uruçuí, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Senador Dirceu Arcoverde (300 atendimentos)
* 25/08 (segunda-feira) – São Raimundo Nonato, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Senador Cândido Ferraz (300 atendimentos)
* 26/08 (terça-feira) – São Raimundo Nonato, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Senador Cândido Ferraz (300 atendimentos)
* 27/08 (quarta-feira) – São Raimundo Nonato, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Senador Cândido Ferraz (300 atendimentos)
* 29/08 (sexta-feira) – Floriano, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Regional Tibério Nunes (300 atendimentos)
* 30/08 (sábado) – Floriano, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Regional Tibério Nunes (300 atendimentos)
* 31/08 (domingo) – Floriano, das 8h às 12h e das 14h às 17h – Hospital Regional Tibério Nunes (300 atendimentos)

Comente