Lula deve sancionar Orçamento de 2025 após retorno de viagem à Ásia
Com orçamento destravado, governo poderá retomar investimentos e pagar reajuste de servidores.O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar o Orçamento de 2025 nos próximos dias, após sua viagem oficial de seis dias pelo Japão e Vietnã. O texto, já aprovado pelo Congresso Nacional, foi encaminhado à Presidência na última quarta-feira (26) e precisa ser sancionado até 15 de abril.

Lula retorna a Brasília na noite deste domingo (30) e, embora tenha um prazo maior para análise, a expectativa é que ele aprove a peça orçamentária antes da data limite. Durante sua agenda na Ásia, o presidente discutiu parcerias comerciais e buscou incluir a carne brasileira na lista de exportações para o mercado japonês.
Congresso e articulação política
A comitiva presidencial incluiu os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo Lula, a presença das lideranças parlamentares teve como objetivo fortalecer o diálogo e a normalidade democrática no país. Ele também revelou ter estendido o convite a ex-presidentes das Casas Legislativas, como Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reforçando a importância da continuidade política.
A aprovação do Orçamento era uma etapa essencial para destravar investimentos e medidas do governo federal. O atraso na votação, causado por impasses em torno das emendas parlamentares, fez com que a administração operasse nos primeiros meses do ano com recursos limitados, garantindo apenas despesas essenciais.