Hailton Filho e Zé Alberto anunciam campanha eleitoral sem fogos em Oeiras
O município costuma fazer uso do artefato, mas este ano a campanha será diferente
Bastante utilizado em épocas como os festejos juninos e o réveillon, os fogos também costuma fazer parte de um outro período: o de campanha eleitoral. Mas em Oeiras, onde tradicionalmente as campanhas eleitorais são marcadas por grande uso do utensílio, este ano o pleito será marcada pelo não uso do mesmo, é o que anunciaram os pré-candidatos a prefeito de Oeiras Dr. Hailton Alves (SDD) e Zé Alberto (PSD).
Os dois pré-candidatos oeirenses anunciaram que farão um movimento diferente no pleito municipal vindouro, a começar pelas convenções eleitorais.
Dr. Hailton Alves (SDD), pré-candidato a prefeito pela oposição, e Zé Alberto (PSD), pré-candidato da situação anunciaram que farão campanha sem utilizar fogos com barulho. A preocupação visa preservar a saúde e o bem-estar de idosos, recém-nascidos, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos animais, que são bastante afetados pelo som.

O que diz a lei?
O então governador do Piauí Wellington Dias (PT) sancionou a Lei de nº 7.643, de 26 de novembro de 2021, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 29 de novembro. A proposta é de autoria da deputada estadual Teresa Brito (PV) e é destinada a todos os artefatos pirotécnicos com efeitos sonoros ruidosos.
A lei ainda permite o uso de fogos em eventos religiosos. Também fica permitido o uso de fogos de vista, ou seja, aqueles que possuem o efeito visual, mas não fazem barulho.