47ª edição dos Folguedos inicia com programação cultural e grandes shows
Evento acontece de 21 a 24 de agosto no Estádio Albertão com grandes atrações musicaisTeresina se transforma em um grande palco da cultura popular piauiense com a realização do 47º Encontro Nacional dos Folguedos, que iniciou nesta quinta-feira (21/08), no Estádio Albertão. A edição deste ano traz como tema “Celebração da Cultura Popular: Piauí Que Encanta”, destacando a riqueza das manifestações tradicionais e a diversidade artística do estado.

Com estrutura preparada para receber mais de 20 mil pessoas por noite, a programação reúne nomes consagrados da música nacional e artistas locais. Entre as atrações confirmadas estão Tierry, Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas, Márcia Fellipe,Samyra Show, além de grupos tradiconais da cultura do estado, com juninas e dança do boi.
Segundo o secretário de Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, todo o espaço foi pensado para garantir conforto e segurança ao público. “Aqui a gente fez toda uma estrutura, um local para mais de 20 mil pessoas com conforto para que as pessoas possam vir com a família e aproveitar esse lindo espetáculo que a cultura vai entregar pra vocês”, afirmou.

Para o comunicador Alysson Tendência, embaixador dos Folguedos este ano, a edição reforça a identidade cultural do Piauí. “Essa edição valoriza a representatividade das culturas piauienses e eu como filho da terra e comunicador, poder levar a voz dos Folguedos para todo o estado é de um grande prazer. Aqui a população vai encontrar várias manifestações da cultura do Piauí e que ainda vai até domingo com atrações para todos os gostos aqui na arena do estacionamento do Albertão”, destacou.

Além da música, os Folguedos preservam manifestações tradicionais, como a danlça do Boi. Um exemplo disso é o grupo Boi Riso da Floresta, que participa do evento desde as primeiras edições. Elvis Miranda, representante do grupo, ressaltou a importância de manter viva a memória cultural em eventos como os Folguedos.
“Pra mim é uma alegria e satisfação, porque eu comecei brincando de boi nas ruas e nos bairros e daí pra cá foram criados esses eventos e o Boi Riso da Floresta nunca ficou de fora de nenhum deles. Muitos dos brincantes já se foram mas o boi tá aqui revivendo a tradição e relembrando aqueles que já passaram”, declarou o participante.

A programação segue até domingo (24/08) com shows e apresentações que dão vida ao evento. A entrada é gratuita e as atividades começam a partir das 18h, no estacionamento do Estádio Albertão.