Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Imepi apreende 50 balanças irregulares em mercados de Teresina durante operação

Balanças sem selo do Inmetro foram encontradas em mercados como o Central, Parque Piauí e Ceasa

Uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) já apreendeu cerca de 50 balanças irregulares em diferentes mercados de Teresina. A ação, que começou nesta semana, segue até o próximo sábado (23) e tem como foco principal as feiras-livres da capital.

Foto: Reprodução/ImepiImepi apreende 50 balanças irregulares em mercados de Teresina durante operação
Imepi apreende 50 balanças irregulares em mercados de Teresina durante operação

Somente nesta quinta-feira (21), os fiscais recolheram 30 balanças com irregularidades nos mercados do Centro e do bairro Parque Piauí, na zona Sul da cidade. Outras 20 balanças falsificadas foram encontradas na Nova Ceasa, um dos principais centros de distribuição de alimentos da capital.

De acordo com o diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, os equipamentos apreendidos não tinham o selo de verificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e muitos apresentavam informações em língua estrangeira, o que é proibido pela legislação brasileira. “Esses produtos comprometem a segurança da medição e prejudicam o consumidor”, alertou.

Operação integra ação nacional

A fiscalização integra o Plano Nacional de Vigilância do Mercado, promovido pelo Inmetro em alusão ao Dia do Feirante, celebrado na próxima segunda-feira (25). A operação tem o objetivo de garantir que os equipamentos utilizados para venda de produtos estejam dentro das normas técnicas e não causem prejuízos aos consumidores.

A ação conta com o apoio da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc) e da Polícia Civil.

Como denunciar?

O Imepi orienta que consumidores que identificarem balanças suspeitas ou com funcionamento duvidoso entrem em contato com a ouvidoria do instituto, por meio do telefone (86) 99456-1921 ou pelo aplicativo Fala Consumidor.

Comente