Enzo Samuel anuncia 'cartão amarelo' para punir ataques na Câmara de Teresina
Segundo Enzo, o regimento interno da Casa está passando por alteraçõesO presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel (PDT), anunciou nesta quinta-feira (26/06) a adoção de novas medidas disciplinares que prometem mudar a dinâmica das sessões plenárias. Inspirado nas regras do futebol, o parlamentar propõe um “cartão amarelo” para conter ataques pessoais entre os vereadores, com previsão de suspensão de até oito sessões e corte de subsídio.
Segundo Enzo, o regimento interno da Casa está passando por alterações que vão permitir ao presidente aplicar sanções imediatas quando houver excesso de ânimos ou desrespeito entre parlamentares. O modelo de advertência é comparado ao cartão amarelo no futebol: uma forma de conter o comportamento antes que algo mais grave aconteça.

“Já existia a advertência, suspensão da palavra e até cassação. Agora, criamos essa nova penalidade, que funciona como um cartão amarelo, podendo suspender o vereador por até oito sessões. Isso inclui corte no subsídio. É uma forma de garantir que o regimento e as regras da Casa sejam respeitados”, explicou o presidente.
O presidente também explicou que, nos casos mais graves, as punições podem evoluir para um processo de cassação, que será conduzido pela Corregedoria e pela Comissão de Ética, com direito a ampla defesa.
“A minha ideia não é penalizar ninguém, mas garantir que os parlamentares respeitem esta Casa. Eu torço para que não seja necessário aplicar essas punições, mas, se for preciso, vamos usar os instrumentos disponíveis”, concluiu.
VEJA O VÍDEO: