6ª Conferência Estadual das Cidades define propostas para etapa nacional
Evento no Blue Tree Towers seleciona propostas em habitação, saneamento e mobilidadeTeresina realiza nesta quarta-feira (20/08) o segundo e último dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizado no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. Durante o encontro, serão escolhidas 20 propostas nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade urbana e transição climática, que serão encaminhadas para a etapa nacional em outubro.

Monique Menezes, representante da Seplan, destaca a importância de selecionar propostas que fortaleçam habitação e regularização fundiária. "Hoje vamos eleger 20 propostas que serão encaminhadas para o Ministério das Cidades e debatidas na etapa nacional em outubro. Entre os destaques, estão iniciativas ligadas à habitação e à regularização fundiária, como o programa Casa Legal, que já beneficiou mais de 80 mil famílias no Piauí. Acreditamos que essa experiência pode servir de modelo para outros estados, garantindo mais segurança e dignidade às populações que vivem em áreas consolidadas", pontua.

Letícia Teixeira, representante do Ministério das Cidades, destaca a importância da participação dos estados e municípios para fortalecer políticas urbanas nacionais. "É muito importante que os municípios que realizaram as conferências municipais aproveitem todos os debates e discussões para aprimorar leis locais e revisar planos urbanos, garantindo que a sociedade civil se aproprie da gestão participativa, como prevê o Estatuto da Cidade. O Ministério das Cidades foi criado para fortalecer políticas municipais com a participação da população, e o processo das conferências possibilita o aprimoramento das políticas públicas nacionais. A expectativa é que a participação de todos os estados contribua para melhorar a situação das cidades brasileiras e fortalecer a cooperação entre poder público federal, estadual e municipal", explica.
