Dia Mundial da Obesidade: Simone Pereira comenta ações legislativas no Piauí
A parlamentar contribui na criação da lei que estabelece o estatuto da pessoa com obesidade no PiauíA deputada Simone Pereira (MDB) concedeu entrevista ao Conecta Piauí nesta segunda-feira (04/03) e comentou sobre as ações da Assembleia Legislativa do Piauí na criação de ações em prol das pessoas que sofrem de obesidade. A fala da parlamentar é dada no Dia Mundial da Obesidade.

De acordo com a deputada a obesidade é uma doença crônica sem cura e a casa legislativa do Piauí implantou o Estatuto da Pessoa com Obesidade, Lei de autoria de Simone Pereira, que discute a invisibilidade das pessoas que têm esse problema, dando garantia de direitos em vários segmentos de política pública, como por exemplo na educação, saúde, geração de emprego e mobilidade urbana.
“As pessoas têm que entender que quem é gordo não é gordo porque quer e é responsabilidade do poder público de fazer com que essas pessoas elas possam além de promover saúde estarem no mercado de trabalho e serem tratadas com cidadania e com dignidade”, destacou Simone Pereira.

Estatuto
O Estatuto da Pessoa com Obesidade trata sobre os direitos da pessoa obesa em diversas áreas como habitação, transporte, assentos adequados em cinemas, restaurantes, teatros e locais públicos. Na saúde, disponibilização de material adequado para realização de exames, como agulhas intravenosas que alcance a profundidade do braço do obeso, batas compativeis, cadeiras de rodas que abarque a pessoa e acesso a cirugia bariátrica.

Na educação, informações e oriental profissional de nutricionistas, além de cadeiras em sala de aula nas medidas adequadas para pessoa com obesidade poder assistir aula sentada. Também há um incentivo para inserção no mercado de trabalho, uma vez que pessoas com esse problema são preteridas em entrevistas de emprego.