Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Painel Político

Sua página diária sobre os bastidores político piauiense com a jornalista Cecília Brandão. Análises, opinião e a conjuntura dos três poderes no seu portal Conecta Piauí.

APPM reúne lideranças para tratar de emenda que altera regras eleitorais

PEC 12/2022 propõe o fim da reeleição e unificação das eleições em todo o país
Painel Político

Na manhã desta sexta-feira (27), prefeitos de todo o Piauí se reuniram na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para debater a proposta de emenda à PEC 12/2022, de autoria do senador Ciro Nogueira (PP). O encontro contou com a presença dos três senadores piauienses, deputados estaduais e federais, além de lideranças municipais.

Foto: Reprodução-redes sociaisPrefeitos do Piauí discutem mudanças eleitorais em reunião na APPM
Prefeitos do Piauí discutem mudanças eleitorais em reunião na APPM

A PEC propõe o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos, estabelece mandatos de cinco anos para esses cargos e para parlamentares, e unifica as eleições a partir de 2034. Para o presidente da APPM e prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, a reunião foi fundamental para promover diálogo e levar essa ideia a todos os municípios brasileiros, garantindo que gestores tenham conhecimento sobre a PEC e a emenda apresentada pelo senador Ciro Nogueira. Segundo ele, trata-se de um momento de debate para fortalecer a representatividade dos prefeitos e apresentar as mudanças que impactarão diretamente os municípios.

O senador Marcelo Castro, relator da PEC, explicou que em 2028 o Brasil vai acabar com a reeleição, definindo um novo cenário no qual qualquer político poderá disputar as eleições, mas sem direito à reeleição. Ele ressaltou que essa proposta surgiu após conversas com prefeitos que entenderam a necessidade da mudança, afirmando que a nova regra representa um “jogo zerado”, dando oportunidade igual a todos.

A senadora Jussara Lima destacou que a emenda abre a possibilidade para que prefeitos que já foram reeleitos possam disputar novamente em 2028, ressaltando que muitos gestores têm realizado boas administrações e que a decisão final será do povo. Ela enfatizou a importância da participação dos prefeitos no debate para ampliar o apoio à proposta no Senado.

Já o deputado federal Júlio César enfatizou os benefícios da PEC ao buscar a unificação dos mandatos para evitar eleições a cada dois anos, o que prejudica a gestão pública. Para ele, a proposta favorece municípios, estados e o país como um todo, ao criar um calendário eleitoral único e mais eficiente.

Com o encontro, a APPM reafirma seu papel como espaço de diálogo e articulação para o fortalecimento dos municípios e para a defesa dos interesses dos prefeitos piauienses diante das mudanças eleitorais que se aproximam.
 

Comente