Iniciativa garante a venda de produtos de cooperativas em Teresina
Nas prateleiras são vendidos produtos agroecológicos que passaram por um processo de beneficiamentoA proposta da Quitanda Unisol é fortalecer a geração de renda, o trabalho coletivo e a solidariedade que existe na agricultura familiar. E assim foi crido um espaço em Teresina para comercialização de produtos provenientes de Cooperativas e Empreendimentos da Economia Solidária de todo o Piauí.

Produtores de 15 municípios fazem parte do projeto. “É um modelo que não prejudica o meio ambiente e que promove o desenvolvimento sustentável. Valorizamos o ser humano, estabelecendo conexões entre diferentes empreendimentos solidários para fortalecer a atuação e ampliar o alcance”, explicou Edinalva Costa, presidente do projeto Quitanda Unisol no Piauí.

Nas prateleiras são vendidos produtos agroecológicos que passaram por um processo de beneficiamento. “O grande diferencial são os alimentos, saudáveis, nutritivos, já certificados com o selo de qualidade de produto vegetal artesanal criado e fiscalizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí”, informou a nutricionista Josiele Andrade.

Um dos produtos que mais chama a atenção dos clientes é o arroz torrado. O educador Social Raimundo Nonato sempre compra o produto. “Me faz lembrar da minha infância, de uma época em que a minha avó preparava um arroz soltinho com leve toque de torrado nas ocasiões especiais”, disse.

Segundo os organizadores, o projeto Quitanda Unisol atende a necessidade de consumidores que estão cada vez mais preocupados com a origem e a qualidade dos alimentos que consomem. Gente que busca opções mais naturais e menos processadas, como as oferecidas pela agricultura familiar.
