Projeto de lei propõe incentivos para fortalecer a aviação regional no Piauí
Projeto prevê incentivo a voos regionais para impulsionar turismo e economia no interiorO Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que pretende transformar a malha aérea regional. A proposta, apresentada nesta terça-feira (19), prevê incentivos financeiros para empresas que operarem voos semanais, nacionais ou internacionais, conectando municípios piauienses, especialmente fora da capital Teresina.

A proposta é aumentar a conectividade, reduzir o isolamento de cidades do interior e impulsionar setores estratégicos, como turismo, agronegócio e comércio.
De acordo com o Projeto de Lei nº 82, as companhias que ampliarem suas operações no estado receberão subvenção econômica. Isso vale tanto para voos de carga quanto para voos de passageiros, desde que incluam rotas entre cidades piauienses ou liguem municípios do Piauí (exceto Teresina) a destinos nacionais e internacionais.
Com a medida, cidades com forte potencial turístico devem se beneficiar. Municípios litorâneos como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia poderão ganhar mais acessibilidade para receber visitantes de outras regiões do Brasil e até do exterior.
O mesmo vale para destinos do interior com relevância cultural, religiosa e natural, como São Raimundo Nonato, Oeiras e Bom Jesus. A expectativa é que os novos voos tornem esses lugares mais competitivos no cenário turístico, estimulem o empreendedorismo local e abram novas frentes de geração de emprego e renda.
Segundo o governo, a proposta vai além do turismo. O fortalecimento da aviação regional está entre os objetivos estratégicos para dinamizar a economia piauiense e interiorizar o desenvolvimento.
Na justificativa apresentada ao Legislativo, o texto reforça que ampliar a malha aérea contribui para aproximar os municípios de serviços públicos e privados de maior complexidade, além de facilitar o escoamento da produção local.