Adapi investiga morte de diversos animais no interior do Piauí
Os animais estão morrendo em menos de 72 horas, inchados, sem comer e beberEquipes de universidades do Piauí, Ceará e São Paulo estão mobilizadas para investigar as mortes de mais de 200 animais – ovinos e caprinos - em municípios piauienses e maranhenses. Os animais estão morrendo em menos de 72 horas, inchados, sem comer e beber.

Desde o mês passado, há registros de óbitos nas cidades de Curral Novo, Simões, São Francisco de Assis e Jatobá.
Os registros de mortes de animais ocorrem no Piauí, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O Ministério da Agricultura e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) investigam as ocorrências. A Adapi informou que está realizando investigações desde o início de agosto, com realização de necrópsias em alguns animais e coleta de amostras com envio para laboratórios da UFPI – Universidade Federal do Piauí e da UECE – Universidade Estadual do Ceará para diagnóstico.
A Adapi continua realizando atendimento às notificações e está aguardando os resultados laboratoriais para adotar os procedimentos e medidas cabíveis, em parceria com outras instituições oficiais.
A Agência orienta ainda que qualquer ocorrência de mortalidade em animais deverá ser comunicada imediatamente à Adapi local ou através do site do e-sisbravet, site da Adapi ou whatsapp 086 994621644.