Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Transerrados avança e deve transformar economia do sudoeste piauiense até 2026

Rodovia vai ligar áreas produtoras do Matopiba e reduzir custos no escoamento de grãos

A PI-397, mais conhecida como Transcerrados, é hoje a principal via de escoamento da produção de grãos no sudoeste do Piauí. Com investimento estimado em R$ 174 milhões, a obra deve ser concluída no início de 2026. Metade do trabalho já foi entregue, e o próximo passo é finalizar o trecho que ligará a rodovia à BR-235, sentido Gilbués e Santa Filomena.

Foto: Conecta PiauíTranserrados avança e deve transformar economia do sudoeste piauiense até 2026
Transerrados avança e deve transformar economia do sudoeste piauiense até 2026

Ao todo, serão 97 km de pavimentação executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A estrada começa no entroncamento da PI-247, em Sebastião Leal, passa pelo entroncamento da PI-262, na Serra do Quilombo, em Bom Jesus, e beneficia diretamente os municípios de Sebastião Leal, Uruçuí, Manoel Emídio, Alvorada do Gurguéia, Palmeira do Piauí, Currais e Bom Jesus.

A importância da Transcerrados vai além da ligação entre cidades. Ela corta áreas estratégicas da fronteira agrícola do Matopiba que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região responsável por grande parte da produção de soja, milho e algodão no país. Com a nova via, o transporte desses grãos ficará mais rápido e barato, reduzindo custos logísticos e aumentando a competitividade dos produtos piauienses no mercado nacional e internacional.

Foto: Conecta PiauíTranserrados avança e deve transformar economia do sudoeste piauiense até 2026
Transerrados avança e deve transformar economia do sudoeste piauiense até 2026

O impacto econômico também será sentido no comércio e nos serviços, com o surgimento de novos empreendimentos e a geração de empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito de Ribeiro Gonçalves, H. Menon Franco, a obra será decisiva para o futuro do município. Ele acredita que, junto a outros projetos de infraestrutura como hidrovias e ferrovias, a cidade tem potencial para se tornar um polo da agroindústria no Piauí.

“Ribeiro está no centro do Matopiba, em uma posição estratégica. Temos a subestação de energia, projetos de parques solares, a perspectiva de ligação da Ferrovia Norte-Sul à Transnordestina e o rio Parnaíba ao nosso lado. Isso tudo nos coloca no mapa como um ponto chave para o escoamento de grãos”, destacou.

O gestor lembra ainda que está em andamento o processo de federalização da BR-324, que liga Balsas (MA) a Ribeiro Gonçalves e, de lá, a Sebastião Leal, conectando-se com a BR-325. Segundo ele, a soma dessas iniciativas poderá consolidar o município como referência no agronegócio, ao lado de vizinhos como Baixa Grande do Ribeiro, maior produtor de grãos do Piauí e Uruçuí, outro destaque na produção agrícola estadual.

Comente