Gel natural do Piauí ajuda a recuperar solo de área mais seca do Brasil
A ação integra um projeto de recuperação de 10 hectares coordenado pelo NUPERADEUm gel natural desenvolvido no Piauí está sendo utilizado pela primeira vez para recuperar áreas degradadas em Gilbués, município reconhecido como o mais afetado pela desertificação no Brasil.
Feito a partir de plantas nativas como babaçu e cajueiro, o hidrogel é 100% biodegradável e possui a capacidade de reter a umidade no solo por mais tempo. Essa característica favorece o crescimento de mudas mesmo durante longos períodos de seca, o que torna a tecnologia uma alternativa promissora para regiões semiáridas.

A ação integra um projeto de recuperação de 10 hectares coordenado pelo NUPERADE (Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas), com o apoio da Semarh, Fapepi, UFPI, INCT Polissacarídeos e da empresa AFERT.
Durante um dia de campo, estudantes da rede pública participaram do plantio das primeiras mudas, em uma atividade que uniu regeneração ambiental e educação ecológica.

Nesta segunda-feira (21), o secretário estadual de Meio Ambiente, Feliphe Araújo, visitou o NUPERADE e elogiou a inovação produzida no estado. Para ele, o hidrogel representa uma importante contribuição do Piauí à ciência ambiental, com potencial para ganhar projeção nacional e internacional no combate à desertificação.
