Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Funai aprova estudos indígenas que causarão a desapropriação de 201 fazendas

A demarcação da nova área indígena será de 362.243 hectares
Notícias do Agro

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) aprovou estudos para a demarcação de uma nova área indígena de 362.243 hectares, localizada nos estados do Pará e Mato Grosso. De acordo com o documento de Identificação e Delimitação da Terra Indígena (TI) Kapôt Nhĩnore a decisão poderá causar a desapropriação de 201 propriedades rurais.

O anúncio ocorreu na última sexta-feira (28/07) durante um evento 'Chamado Raoni’convocado pelo Cacique Raoni Metuktire na Aldeia Piaraçu (MT), com a presença de lideranças indígenas de todo o país e autoridades. Participaram a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e o secretário Especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, entre outros convidados.

Foto: Tânia Araújo / Conecta PiauíFazenda com animais a pasto
Fazenda com animais a pasto

A presidenta da Funai ressaltou a importância do anúncio. "É nossa missão institucional reconhecer as terras indígenas. A delimitação é um dos principais atos dentro do processo de regularização da terra indígena. Seguimos na luta para a conclusão dessa regularização, mas já demos um passo bastante grande. Parabéns a todos os povos indígenas, parabéns às lideranças e aos povos indígenas”, destacou Joenia Wapichana.

O estudo estará aberto para possíveis contestações nos próximos 90 dias, tendo em vista que a maior parte do território é ocupado por áreas produtivas.

Comente