Assembleia Legislativa reconhece Tanque do Piauí como a capital da Fava no estado
Uma proposição do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB)Aprovado requerimento na Assembleia Legislativa do Piauí que reconhece o município Tanque do Piauí como a Capital da Fava no estado e declara a fava como patrimônio cultural e alimentar do Piauí. Uma proposição do presidente da Casa, deputado Severo Eulálio (MDB).
Cerca de 15% da produção total do Estado vem de Tanque do Piauí, cidade com três mil habitantes e economia impulsionada pela agricultura familiar.

O produto chega a valer R$ 1.200 por saca em Tanque do Piauí e R$ 27 o quilo em Teresina.
Recente pesquisa do IBGE em 2023 mostrou que o Piauí produziu 661 toneladas do grão, assumindo a 5ª posição no ranking nacional. “No Piauí tira-se uma média em torno de 500 kg de fava por hectare, e geralmente é cultivada em consórcio com milho, por se tratar de uma planta trepadeira”, informa Eyder Mendes, chefe do setor de disseminação de informações do IBGE.
Segundo o deputado estadual Severo Eulálio, o reconhecimento de Tanque do Piauí como capital da fava é mais do que justo. “Estamos atentos para a formulação de políticas públicas para impulsionar toda a cadeia produtiva da fava, gerando mais renda para os produtores e propiciando a realização de feiras para divulgação do grão e a troca de conhecimentos entre os produtores”, disse o deputado Severo Eulálio.