Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Especial Conecta

As pautas especiais são reportagens que vão além da cobertura do dia a dia, trazendo aprofundamento, contextualização e um olhar diferenciado sobre temas relevantes

'Dia do Homem?': Pedro Melo vai às ruas e escuta de tudo (menos a resposta certa)

A resposta correta é: 15 de julho. No Brasil, a data é celebrada desde 1992
Especial Conecta

Você já parou pra pensar se o homem tem um dia só dele no calendário? Pois é, nossa equipe foi às ruas de Teresina pra saber se a galera sabe quando é comemorado o Dia do Homem. E a resposta da maioria foi... um grande ponto de interrogação!

“Dia do homem? É 1º de abril, né?”, brincou uma entrevistada. Outro já foi direto: “Rapaz, existe essa data? Eu tenho 46 anos e nunca ouvi falar disso.” E assim foi: respostas cheias de dúvida, surpresa e, claro, muito bom humor.

Foto: Conecta Piauí'Dia do Homem?': Pedro Melo vai às ruas e escuta de tudo (menos a resposta certa)
'Dia do Homem?': Pedro Melo vai às ruas e escuta de tudo (menos a resposta certa)

Teve quem achasse que era no Dia de Todos os Santos, outros jurando que era fake news, teve gente oferecendo carro de presente e até um cidadão que resumiu tudo com um “rapaz, todo dia é dia do homem, né?!”- típico.

Mas afinal, quando é o tal Dia do Homem?

A resposta correta é: 15 de julho. No Brasil, a data é celebrada desde 1992, por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, e foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro).

Apesar de quase desconhecido, o objetivo é nobre: conscientizar sobre a saúde masculina. Sim, essa data existe pra lembrar que o homem também precisa cuidar da saúde física e mental, e não é só em novembro com o Novembro Azul que isso deve ser pauta.

Câncer de próstata, doenças cardiovasculares, depressão, ansiedade... a lista de riscos que afetam os homens é longa e, muitas vezes, agravada pelo machismo que ainda faz muita gente evitar ir ao médico.

Então, se você é homem ou convive com um, aproveita esse 15 de julho pra lembrar (ou lembrar ele!) que cuidar da saúde também é coisa de homem.

Comente