Ergonomia: saiba como evitar dores e proteger a coluna em frente ao computador
Especialistas na área pontuam que a má postura e a falta de ergonomia são grandes vilãsSeja no trabalho, nos estudos ou até nos momentos de lazer, passamos cada vez mais tempo diante das telas. O uso prolongado de computadores e dispositivos eletrônicos, sem os devidos cuidados, pode provocar dores na coluna e afetar a saúde. Especialistas na área pontuam, inclusive, que a má postura e a falta de ergonomia são grandes vilãs do desconforto físico cotidiano, por isso a importância de manter atenção a esses aspectos para garantir uma melhor qualidade de vida.

Segundo o ortopedista Alciomar Veras, médico do Instituto de Educação Médica (IDOMED), medidas práticas no dia a dia contribuem positivamente. “Alguns ajustes simples fazem toda a diferença: altura adequada da cadeira, apoio correto para braços e pernas e uma cadeira que ofereça suporte para a coluna. Também é fundamental que o computador esteja na altura dos olhos para evitar inclinações repetitivas do pescoço”, explica o médico. Esses cuidados ajudam a manter o alinhamento corporal e reduzem a sobrecarga na região lombar, uma das mais afetadas.
Entre os sintomas mais comuns estão as dores ao longo da coluna, causadas pela mudança no vetor de força que o corpo faz ao se adaptar a posturas incorretas. Com o tempo, esse desequilíbrio pode gerar desconforto crônico e impactar a qualidade de vida. Por isso, além da ergonomia, é essencial investir em prevenção. A prática regular de alongamentos e o fortalecimento da musculatura do core abdominal, por exemplo, são aliados importantes, assim como a adoção de ginástica laboral durante o expediente.
Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos (ABERGO), adotar a chamada “Regra 20 20 10” — pausar a cada 20 min para 20 segundos olhando para algo a 10 m e se alongar — é eficaz na redução da fadiga visual e postural. “Exercícios simples ajudam a proteger a coluna, melhoram o condicionamento físico e ainda promovem mais disposição no dia a dia”, destaca o médico Alciomar.
Para manter uma boa saúde postural, o ortopedista também recomenda evitar o uso prolongado de eletrônicos, estimula a atividade física regular e orienta quanto à boa postura na hora de dormir e andar. Esses cuidados melhoram o perfil postural e reduzem os riscos de lesões.