Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Em Pauta

Matérias jornalísticas trabalhadas com dados e profundidade aqui no Conecta Piauí.

Apreensão de armas cresce no Piauí e um terço é de fabricação caseira

Entre os modelos mais comuns estão os revólveres, com 336 apreensões
Em Pauta

O número de armas apreendidas no Piauí cresceu 15,5% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Painel de Armas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de janeiro a junho, foram recolhidas 1.068 armas no estado — uma média de seis por dia. Um dado que chama a atenção: a cada três armas apreendidas, uma é de fabricação caseira.

Entre os modelos mais comuns estão os revólveres, com 336 apreensões, seguidos por 311 armas classificadas como “outras”, grupo que inclui justamente as armas artesanais, feitas sem controle ou numeração. Também foram recolhidas 236 espingardas, 169 pistolas e até dois fuzis, o que mostra o nível de risco envolvido em muitos confrontos.

Foto: ReproduçãoArma de fogo de fabricação caseira apreendida com o menor
Arma de fogo de fabricação caseira 

Para o secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, o aumento nas apreensões está diretamente ligado ao reforço das ações policiais. “Esse crescimento é resultado do nosso trabalho mais presente nas ruas, com operações integradas das forças de segurança e inteligência. É um esforço contínuo para tirar armas ilegais de circulação e proteger a população”, afirmou o secretário.

As armas caseiras, que podem ser produzidas de forma improvisada com canos, pedaços de madeira e até tubos metálicos, vêm sendo encontradas com frequência especialmente em áreas rurais e periferias, onde a fabricação clandestina ainda desafia o trabalho das autoridades.

As apreensões refletem não apenas o esforço das forças de segurança, mas também o acesso fácil e perigoso a armas fora dos meios legais — um desafio constante para a segurança pública no estado.

Comente