Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes

Ministro sugere possível impacto de interesses do ex-presidente nas taxas dos EUA
Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (18) a aplicação de medidas cautelares contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada no âmbito da Ação Penal 2668, na qual Bolsonaro e outros investigados são acusados de envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Foto: Bruno Peres/Agência BrasilSTF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF
STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Na decisão, Moraes afirmou que há indícios de que Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), tenham atuado para dificultar investigações em curso. O ministro cita declarações públicas, entrevistas e postagens em redes sociais como elementos que, segundo ele, configurariam tentativa de coação e obstrução da Justiça.

O ministro também reforçou a importância da soberania nacional, destacando seu papel como fundamento da Constituição. “A soberania nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida, pois é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, expressamente previsto no inciso I do artigo 1º da Constituição Federal”, afirmou.

Foto: Valter Campanato/Agência BrasilBolsonaro
Bolsonaro

Moraes encerrou o trecho destacando o compromisso da Corte. “O Supremo Tribunal Federal sempre será absolutamente inflexível na defesa da soberania nacional e em seu compromisso com a democracia, os direitos fundamentais, o Estado de Direito, a independência do Poder Judiciário nacional e os princípios constitucionais brasileiros”, declarou.

Fonte: Fonte: Agência Brasil

Comente