Temperaturas despencam no Sul do Piauí e frio chega a 12,2°C
Corrente teve a menor temperatura do estado; clima gelado é efeito do inverno e da altitudeA sexta-feira (18) começou gelada em várias regiões do Piauí, especialmente no Sul do estado. O município de Corrente registrou nada menos que 12,2°C ao amanhecer com uma das temperaturas mais baixas do ano no estado até agora. O frio pegou muita gente de surpresa e foi ainda mais intenso nas áreas de chapada, com sensação térmica abaixo dos números marcados nos termômetros.

Outras cidades também amanheceram com clima ameno, de acordo com os dados da Sala de Monitoramento e Previsão Climática da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Sampece. Veja algumas das temperaturas registradas:
- Corrente – 12,2°C
- Oeiras – 15,9°C
- Marcolândia – 16°C
- Picos – 17,9°C
- Baixa Grande do Ribeiro – 20,3°C
- Valença – 20,6°C
- Paulistana – 20,9°C
- Piripiri – 21,4°C
- Castelo do Piauí – 22,9°C
Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Semarh, três fatores explicam esse resfriamento: "Estamos no inverno, o que naturalmente traz temperaturas mais baixas. Além disso, as regiões de chapada no Sul do estado estão em áreas de maior altitude, o que intensifica o frio. E, por fim, temos a presença de uma massa de ar fria e seca atuando sobre a região, o que deixa o clima ainda mais ameno", explicou.
Esse tipo de fenômeno é característico do período entre junho e agosto, quando o Piauí costuma ser atingido por massas de ar frio vindas do Sul do continente. E em áreas mais altas, como as cidades da Chapada das Mangabeiras, o frio se faz ainda mais presente.
A Semarh segue monitorando as condições climáticas em tempo real, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e reforça que as baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias em algumas regiões do estado.