Sesapi registra aumento de 22% nas cirurgias eletivas em 2025
Até o mês de maio, foram 15.085 procedimentos, enquanto no mesmo período do ano passado foram 12.335A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou um aumento de 22,29% nas cirurgias eletivas realizadas na rede estadual entre janeiro e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 15.085 procedimentos este ano, contra 12.335 em 2024.

De acordo com o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o crescimento se deve a uma série de ações estratégicas adotadas pela secretaria. Entre elas estão o fortalecimento da rede hospitalar, ampliação de salas cirúrgicas, aquisição de instrumentais modernos e melhorias na infraestrutura das unidades de saúde.
“O aumento nas cirurgias demonstra o esforço do Governo do Piauí e da Sesapi em reduzir filas e garantir mais acesso da população a tratamentos especializados”, afirmou o superintendente.
Apenas nos cinco primeiros meses de 2025, os números mostram a evolução: 2.686 procedimentos em janeiro, 3.088 em fevereiro, 3.099 em março, 3.130 em abril e 3.162 em maio.
O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, destacou ainda que o crescimento é resultado de programas como a expansão da Rede de Média e Alta Complexidade. Segundo ele, isso possibilita levar atendimento especializado para mais regiões do estado.
“A ampliação das cirurgias eletivas reduz o tempo de espera e melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Além disso, ajuda a desafogar o sistema de saúde como um todo”, ressaltou.