'Se eu for candidato, não vai ser para disputar, vai ser para ganhar' diz Lula
Presidente disse que só disputará a reeleição em 2026 se estiver 100% saudávelO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (03/08) que poderá disputar a reeleição em 2026, desde que esteja com a saúde em perfeitas condições. O anúncio foi feito durante o encerramento do evento nacional do PT, em Brasília.

"Para ser candidato tenho que ser muito honesto comigo. Preciso estar 100% de saúde. Para eu me candidatar e acontecer o que aconteceu com Biden, jamais. Jamais eu irei enganar o partido e o povo brasileiro", declarou Lula, referindo-se ao ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que desistiu da corrida eleitoral após pressões sobre sua saúde e desempenho.
O petista reforçou que, se entrar na disputa, será para vencer. "Se eu for candidato eu não vou disputar, eu vou ser candidato pra ganhar as eleições", cravou.
A fala de Lula vem em um momento em que o cenário político para 2026 ainda é incerto. Ao mencionar Biden, que inicialmente resistiu a abandonar a candidatura mesmo sob questionamentos sobre sua cognição e resistência física, o presidente brasileiro indicou que não pretende seguir o mesmo caminho. Biden acabou retirando sua candidatura em julho, após semanas de críticas internas dentro do Partido Democrata.
Com isso, Lula sinaliza que sua decisão estará diretamente ligada ao seu estado de saúde nos próximos anos. Aos 79 anos em 2026, ele poderá tentar seu quarto mandato como presidente da República.