Ex-presidente Jair Bolsonaro é denunciado pela PGR por tentativa de golpe
Polícia Federal concluiu que Bolsonaro cometeu crimes em pelo menos três casosA Procuradoria-Geral da República denunciou, nesta terça-feira (18/02), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe. Ele está sendo acusado por organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Desde que se tornou presidente, essa é a primeira vez que Bolsonaro é denunciado criminalmente perante o Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia, assinada pelo procurador-geral Paulo Gonet, foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes.
A acusação contra o ex-presidente no STF é a fase mais avançada de investigações em que a Polícia Federal (PF) concluiu que ele cometeu crimes em pelo menos cinco casos. Em três dessas investigações, Bolsonaro foi indiciado: uma sobre fraude no seu cartão de vacinação, outra sobre a venda de joias sauditas e, por fim, a relacionada à trama golpista.