Carla Zambelli é presa em Roma após ser localizada por parlamentar italiano
A deputada estava escondida desde que foi condenada pelo STF a 10 anos de prisãoA ex-deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29/07) na Itália, onde estava escondida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento no ataque hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça.

Zambelli foi localizada em um apartamento na cidade de Roma após o deputado italiano Angelo Bonelli divulgar o endereço onde ela estaria hospedada. “Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou Bonelli em sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Após a confirmação da localização, agentes da polícia italiana se dirigiram ao imóvel e efetuaram a prisão. A parlamentar estava foragida desde que deixou o Brasil em maio deste ano, tendo passado pelos Estados Unidos antes de se instalar na Itália, país onde possui cidadania.
Desde a condenação pelo STF, o nome de Zambelli já constava na lista vermelha de procurados da Interpol, e sua extradição havia sido oficialmente solicitada pelo governo brasileiro. Ainda não há previsão para o seu retorno ao país.
O Supremo Tribunal Federal também determinou a perda do mandato de Zambelli, mas a decisão ainda depende de análise da Câmara dos Deputados.
Ela foi considerada culpada por ter articulado, junto ao hacker Walter Delgatti, que também está preso, a invasão dos sistemas do CNJ em janeiro de 2023. A ação causou grande repercussão à época e resultou em uma série de investigações que culminaram na condenação da ex-parlamentar.