Deputado Henrique Pires propõe proibição de celulares nas escolas do Piauí
O autor do projeto, justificou o PL, em entrevista nesta terça-feira na Casa Legislativa EstadualO deputado Henrique Pires (MDB) apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que visa proibir o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares das redes pública e privada de ensino do Piauí.
O atuor do projeto, em entrevista nesta terça-feira (22/10), justificou o PL. "Estudos mostram que a simples presença do celular pode reduzir a capacidade cognitiva, levando a menor retenção de informações e a notas mais baixas. Enquanto o córtex frontal desenvolvido ajuda adultos a resistirem à distração, os jovens, com seus cérebros ainda em desenvolvimento, são especialmente suscetíveis a essas interferências", disse Henrique Pires.

De acordo com a proposta, os alunos que levarem esses dispositivos para a escola deverão mantê-los guardados, sendo de responsabilidade da instituição de ensino criar um protocolo para essa finalidade. O uso só será permitido quando houver necessidade pedagógica ou em casos de alunos com deficiência que dependem da tecnologia como auxílio.