Obras do novo parque solar de Ribeiro Gonçalves seguem em ritmo acelerado
Projeto em Ribeiro Gonçalves faz parte de um investimento total de R$ 4 bilhões do Grupo Cobra no PIA usina, nomeada Ribeiro Gonçalves Solar II S.A, é resultado de iniciativa do Grupo Cobra Brasil, uma empresa espanhola especializada em energia renovável. A usina terá capacidade de 393 MW. Além de Ribeiro Gonçalves, o grupo também está construindo um parque solar em Cristino Castro, com capacidade de 600 MW.
O projeto em Ribeiro Gonçalves faz parte de um investimento total de R$ 4 bilhões do Grupo Cobra no Piauí.
A construção dos parques solares no estado visa consolidar o estado como líder na produção de energias renováveis no Brasil.

“O parque irá gerar 393 megawatts. É bem maior do que a usina de Boa Esperança, que foi uma revolução energética para o estado do Piauí na década de 70”, pontuou o governador Rafael Fonteles.
Durante reunião com representantes do Grupo Cobra no palácio de Karnak, Rafael Fonteles reforçou o potencial do Piauí na geração de energias renováveis, em especial a solar. “São investidores espanhóis que também descobriram o potencial do Piauí na geração de energia solar. Por isso, sempre acreditamos que o Piauí será líder cada vez mais na produção de energias renováveis”, disse.
O novo parque solar está gerando expectativa na região
“Só existe indústria onde há matéria prima e energia. O Piauí exporta energia para outros estados. Minas Gerais e São Paulo compram energia produzida no Piauí. Esperamos agora que essa energia possa atrair grandes empreendimentos. Já temos aqui projetos de grandes frigoríficos, uma usina de etanol a partir do milho. Uma fábrica de rações e graxarias também estão vindo e não poderia ser diferente, porque temos aqui um ambiente propício para a indústria”, disse Agamenon Franco, prefeito do município de Ribeiro Gonçalves.