Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

Produção de cana-de-açúcar no Piauí supera a de 2022, diz Conab

As lavouras se encontram em boas condições, assegurando boa produtividade para esta safra
Notícias do Agro

Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), durante o 2º Levantamento da safra 2023/24, mostram que na área geográfica que compreende a produção de cana-de-açúcar no Piauí, localizada principalmente em municípios da região centro-norte do estado, o volume de chuvas ocorrido em 2022 foi bastante satisfatório.

O acumulado em 2023, até julho, foi menor que a média do mesmo período da safra anterior. Porém, mesmo com a redução do índice pluviométrico, as lavouras se encontram em boas condições, assegurando boa produtividade para esta safra.

Na safra 2023/24, houve redução na área total de cana-de-açúcar do estado, redução atribuída à área de fornecedores. Quanto à produtividade, fatores como índices pluviométricos, lavouras majoritariamente mais novas, com área de renovação de cana-de-açúcar de 12 meses, segundo e terceiro cortes representando quase metade da área, e investimento em irrigação, têm contribuído para a obtenção de produtividade média superior à da safra anterior.

Foto: COMVAPLavoura de cana-de-açucar
Lavoura de cana-de-açucar

A colheita iniciou em junho, atingindo, até o momento do levantamento, o valor de 23,5% da área total, devendo encerrar em novembro. Quanto ao ATR, a expectativa é que se atinja valor superior ao obtido na safra anterior. O mix de produção deve ter como prioridade a produção de açúcar devido a fatores mercadológicos relacionado ao preço, o que tem tornado mais atrativo a produção deste produto.

A estimativa de produção de açúcar é maior que a safra anterior. O etanol anidro é superior à safra passada. Já o etanol hidratado é menor que a safra anterior.

Perspectivas para a safra 2023/2024 
A estimativa de aumento da produção da safra 2023/24, iniciada em abril, impulsionado principalmente pelo avanço da produtividade, contribui para uma perspectiva otimista de novos ganhos, com relação às exportações. Entretanto, vários fatores, além da produção, deverão influenciar neste movimento.

Comente