Piauí registra 98% de área semeada já colhida na safra 2022/2023
A colheita segue avançando normalmente, atingindo cerca da metade da área cultivadaCom 99,1% da área semeada já colhida, na safra do milho de 2022/2023, a primeira safra se aproxima do final, restando apenas pequenas áreas da agricultura familiar no Maranhão e Piauí para encerrar os trabalhos de colheita. Mesmo com uma redução de 2,3% na área as condições climáticas favoráveis na maioria das regiões, aliadas ao grande investimento em tecnologia feito pelos agricultores, proporcionaram um incremento de 9,4% na produção total.
Nesta safra foram semeados 4.444 mil hectares de milho na primeira safra, proporcionando uma produção de 27.373,2 mil toneladas com produtividade média de 6.160 kg/ha, segunda melhor da série histórica, só inferior à produtividade alcançada na safra 2018/2019.

No Piauí, o volume e distribuição das chuvas nos últimos anos têm favorecido o cultivo do grão no estado, situação que se confirmou novamente nesta safra, refletindo numa área de cultivo superior em mais de 100% em relação à safra anterior. As lavouras se desenvolveram em boas condições, em quase sua totalidade. A colheita segue avançando normalmente e atinge cerca de 30% da área.
No estado, as condições climáticas apresentadas nesta safra, sobretudo o regime de chuvas, favoreceram a implantação da cultura, cuja semeadura teve início no último decêndio de fevereiro e foi finalizada no estado em março. Porém, a redução das precipitações a partir da segunda quinzena de abril, e em maio, comprometeram o potencial produtivo de muitas áreas, principalmente das semeadas tardiamente.
A colheita segue avançando normalmente, atingindo cerca da metade da área cultivada e com produtividade um pouco inferior à da safra anterior.



