Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Notícias do Agro

A coluna do Agronegócio piauiense e brasileiro no portal Conecta Piauí

50 cidades do Piauí podem sofrer com queimadas e ventos secos, diz Inmet

O instituto recomenda várias instruções que devem ser seguidas para quem reside nas regiões
Notícias do Agro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou sobre possíveis danos a saúde devido a baixa humidade do ar que afetará 50 cidades piauienses. Segundo o alerta, as cidades estão em risco de perigo potencial para incêndios por causa da baixa umidade. Os dados divulgados pelo Inmet são dessa segunda-feira (31/07) e mostram uma variação do ar entre  30% e 20%.

Nestes casos de baixa umidade, o instituto orienta que as pessoas "bebam bastante líquido; evitem desgaste físico nas horas mais secas e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia".

Foto: Inmet50 cidades do Piauí podem sofrer com queimadas e ventos secos, diz Inmet
50 cidades do Piauí podem sofrer com queimadas e ventos secos, diz Inmet

CONFIRA QUAIS SÃO AS CIDADES AFETADAS:
Alagoinha do Piauí; Alegrete do Piauí; Assunção do Piauí; Barreiras do Piauí; Bela Vista do Piauí; Belém do Piauí; Betânia do Piauí; Bonfim do Piauí; Brejo do Piauí; Cajazeiras do Piauí; Caldeirão Grande do Piauí; Campinas do Piauí; Campo Grande do Piauí; Caridade do Piauí; Colônia do Piauí; Cristalândia do Piauí; Curral Novo do Piauí; Fartura do Piauí; Flores do Piauí; Floresta do Piauí; Ipiranga do Piauí; Jacobina do Piauí; Lagoa do Barro do Piauí; Massapê do Piauí; Monte Alegre do Piauí; Nazaré do Piauí; Novo Oriente do Piauí; Pajeú do Piauí; Palmeira do Piauí; Patos do Piauí;Porto Alegre do Piauí; Ribeira do Piauí; Rio Grande do Piauí; Santa Cruz do Piauí; Santana do Piauí; Santa Rosa do Piauí; Santo Inácio do Piauí; São Braz do Piauí; São Francisco de Assis do Piauí; São Francisco do Piauí; São João do Piauí; São José do Piauí; São Lourenço do Piauí; São Luis do Piauí; Socorro do Piauí; Tamboril do Piauí; Tanque do Piauí; Valença do Piauí e Vila Nova do Piauí. 

PREVISÃO GERAL

Em agosto, o Inmet prevê volume de chuva próximo ou ligeiramente abaixo da climatologia (média histórica) do mês no Norte e Nordeste do País com valores abaixo de 100 mm no noroeste da Região Norte e costa leste do Nordeste.

Agricultura
O prognóstico climático do Inmet para o mês de agosto de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras indica que, em áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva manterá baixos níveis de água no solo e poderá favorecer as fases de maturação e colheita dos cultivos de segunda safra. No entanto, persistirá a restrição hídrica aos cultivos em fases reprodutivas, principalmente, em áreas do oeste da Bahia.

A condição de baixa umidade no solo pode favorecer os cultivos de segunda safra em maturação e colheita, assim como as safras de cana-de-açúcar e café, porém, causará restrição hídrica nas lavouras em estágios reprodutivos ou sob deficiência hídrica. 

Temperatura
Ainda em agosto, as temperaturas deverão ficar acima da média em grande parte do país, principalmente em áreas do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso, onde os valores médios podem superar os 28ºC.

Em parte da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e oeste do Paraná, as temperaturas devem ficar entre 20°C e 25ºC. 

Comente