Startup piauiense apresenta solução com inteligência artificial para a pecuária
Bego Agritech leva inovação ao campo com plataforma de gestão de rebanhos via WhatsAppEntre as mais de 200 startups presentes no NEON 2025, evento realizado no Centro de Convenções de Teresina, a Bego Agritech se destaca por levar soluções tecnológicas para o setor rural. Com foco na pecuária, a startup piauiense apresentou um sistema que conecta o produtor rural a ferramentas digitais de gestão e inteligência artificial, promovendo mais eficiência e controle sobre os rebanhos.

Everton Costa, representante da Bego, detalhou os produtos levados ao evento. “Nós somos uma Agritech, uma empresa que desenvolve soluções para o agronegócio e o nosso foco é a pecuária. Então a gente desenvolve soluções que conectam todos os elos da pecuária, desde o produtor lá dentro da sua propriedade até o consumidor final”, explicou.
Entre as inovações apresentadas está um software de gestão de rebanho e uma assistente virtual que utiliza inteligência artificial. “A nossa assistente virtual é a primeira solução com o uso de IA, em que o produtor pode interpretar os dados do seu rebanho, ter recomendações sobre manejo e fazer tudo isso usando o WhatsApp. Ele pode cadastrar informações dos animais e consultar tudo de forma prática, integrada com a escrituração do rebanho”, destacou Everton.
A plataforma também entrega indicadores personalizados, facilitando decisões baseadas em dados. “O produtor vai conseguir ter indicadores e feedbacks para tomada de decisões inteligentes. Vai entender como está o rebanho e, a partir disso, corrigir problemas no manejo ou na parte sanitária. Também poderá fazer uma seleção genética com mais precisão”, concluiu.
O NEON 2025 mostra que inovação não é exclusividade dos centros urbanos: o campo também está conectado às novas tecnologias. Com soluções como as da Bego Agritech, o agronegócio piauiense se moderniza e aponta para um futuro ainda mais produtivo e eficiente.
Veja o vídeo: