Campo Maior dá início aos festejos de Santo Antônio com muita fé e cultura
Celebração reúne milhares de fiéis em uma das maiores manifestações religiosas do PiauíComeçaram neste sábado (31/05) os tradicionais festejos de Santo Antônio, padroeiro de Campo Maior. A abertura oficial reuniu milhares de fiéis, autoridades e devotos em uma grande manifestação de fé, devoção e cultura que se estende até o dia 13 de junho.

Presente no evento, o senador Marcelo Castro destacou a tradição centenária da celebração. “Esse é um dos festejos mais tradicionais do Piauí. Sempre participo, principalmente do Dia do Vaqueiro, que tem uma importância muito grande pela história da pecuária no estado. Tem uma fazenda, por exemplo, com mais de 300 anos e faz parte dessa história. Infelizmente, este ano não poderei estar no Dia do Vaqueiro, mas faço questão de participar das novenas e de estar presente na abertura, como hoje”, afirmou.

O deputado federal Castro Neto também ressaltou a força da tradição. “É um momento de muita fé, de muita união. Estivemos aqui no ano passado, estamos neste ano e, com fé, estaremos no próximo, sempre caminhando juntos com esse povo cheio de amor e fé”, disse.

O deputado federal Júlio César definiu a celebração como a maior expressão de fé do estado. “É a maior referência da religião católica no Piauí. Todos os dias reúne milhares de pessoas daqui e da região. Só essa passeata deve ter reunido de 25 a 30 mil pessoas. Estamos aqui, eu, minha esposa, meus filhos, participando com muita alegria”, pontuou.

O superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho, também destacou a força da tradição. “É o festejo mais tradicional do Piauí. De hoje até o dia 13 é uma verdadeira multidão participando das novenas e da procissão, em devoção a Santo Antônio”, declarou.

A senadora Jussara ressaltou sua devoção pessoal ao santo. “Santo Antônio é um santo muito maravilhoso. Meu nome é Antônio Jussara e sempre digo que ele é meu protetor. É um momento de muita alegria, de fé e devoção. É uma honra participar dessa procissão e da abertura desse festejo tão conhecido no Piauí e em todo o Nordeste”, afirmou.

O arcebispo Dom Francisco destacou a importância histórica da celebração. “A saída da Berlinda é tradicional, é histórica. Revela a piedade e a fé do nosso povo. Neste ano de 2025, celebramos os 50 anos da Diocese e os 310 anos do catolicismo na terra dos carnaubais. E viva Santo Antônio!”, declarou.

O pároco de Campo Maior, Antônio Pereira, vive seu primeiro festejo na cidade e falou sobre a emoção. “É uma caminhada muito bonita, esperada por todos. É expressão de fé e cultura. Foram apenas dois meses de preparação, mas está sendo muito emocionante viver tudo isso junto com o povo de Deus”, ressaltou.

Entre os fiéis estava Íris Isabel, que testemunhou um milagre atribuído ao santo. “O milagre é ela”, disse, emocionada, ao apontar para sua filha. “Eu já tive uma perda da primeira filha e, quando engravidei dela, não acreditava que daria certo. Pedi muito a Santo Antônio e ela veio. Desde pequenininha ela participa comigo, vestidas de marrom, e assim será até o fim da vida. É muita gratidão”, afirmou.

O prefeito Joãozinho Félix destacou a singularidade dos festejos de Campo Maior. “Essa é uma tradição que só tem aqui. O festejo com a lua e os andores chamados de ‘andatões’ é algo nosso, único. É uma felicidade muito grande estar à frente da gestão vendo essa festa crescer cada vez mais. Hoje são cerca de 34 mil pessoas participando dessa grande caminhada”, comemorou.

A programação dos festejos de Santo Antônio segue até o dia 13 de junho, reunindo missas, novenas, caminhadas, apresentações culturais e uma intensa participação popular, mantendo viva uma das maiores expressões religiosas e culturais do estado.
Veja mais fotos:
























