Campo Maior celebra o Dia do Vaqueiro com cavalgada, missa e shows
Evento integra festejos de Santo Antônio e homenageia tradição sertaneja no Parque Luna MeloNeste sábado (07/06), a cidade de Campo Maior realiza a celebração do tradicional Dia do Vaqueiro, como parte dos festejos de Santo Antônio. A programação tem início nas primeiras horas do dia e é dedicada a homenagear os vaqueiros, figuras centrais na cultura sertaneja do município e de toda a região.

As atividades começaram com um café da manhã oferecido aos vaqueiros, seguido por uma cavalgada pelas ruas da cidade, missa e um almoço. O ponto alto do evento acontece no Parque de Vaquejada Luna Melo, onde será promovida uma grande confraternização com apresentações musicais e sorteio de brindes.

De acordo com o prefeito Joãozinho Félix, cerca de 300 vaqueiros participam da programação deste ano. “A expectativa é grande. Primeiro, pela tradição dos festejos de Santo Antônio e, a cada ano, nós vamos acrescentando à nossa programação. Hoje, comemoramos também o Dia do Vaqueiro, uma data importante para o homem do campo — esse homem que planta, colhe, cria e garante o alimento da cidade. Quero parabenizar todos os vaqueiros que hoje vieram celebrar esse momento especial”, afirmou o gestor.

Quem também participa da festa é o ex-vaqueiro Adolfo da Costa Barros, que celebrou a data com entusiasmo. “Fui vaqueiro por 37 anos, hoje moro em uma propriedadezinha minha e vim para o Dia do Vaqueiro com toda a família. Sempre venho, todos os anos. É uma festa muito boa, grande, tem café da manhã, cavalgada, vaquejada, almoço... A gente aproveita tudo”, relatou.

A programação religiosa também faz parte do evento, com a tradicional missa do vaqueiro, celebrada pelo pároco de Campo Maior, padre Antônio Pereira. “O Dia do Vaqueiro, dentro das festas dos padroeiros, é sempre muito especial. É uma categoria muito singular, com rotinas difíceis, e muitos não conseguem parar nem para isso. Mas eu gosto muito de celebrar a missa do vaqueiro e de recebê-los na igreja. A expectativa é sempre muito boa, e acredito que teremos uma grande celebração”, declarou o sacerdote.
Os shows musicais ficam por conta de Edinho Silva, durante o percurso da cavalgada, e das bandas Dong Dong, Parceria do Forró e Forró Bandido, durante a vaquejada. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Campo Maior e reforça a valorização das tradições nordestinas.
Confira mais fotos do evento:













