Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Júnior Santos

Aqui, você encontra análises afiadas, articulações de bastidor, alianças improváveis e os ruídos que não chegam ao microfone, mas que definem os rumos da política.

PRD e Solidariedade selam federação em Brasília

Participaram da coletiva de anúncio lideranças das siglas e o presidente da Câmara, Hugo Motta
Júnior Santos

O Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade selaram, nesta quarta-feira (25), uma federação em Brasília. Estiveram presentes na coletiva de anúncio as principais lideranças das siglas, incluindo os respectivos presidentes nacionais, Ovasco Resende e Paulinho da Força. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), também marcou presença, prestigiando a aliança.

Foto: Presidente da Câmara dos Deputados e lideranças do PRD.Conecta Piauí
Conecta Piauí

"Eu conheço a história dos dois partidos, sei que essa federação vem para engrandecer o debate nacional acerca de uma agenda que tem o povo brasileiro em primeiro lugar. Que possamos, com racionalidade e sensatez, enfrentar os problemas que a nossa sociedade enfrenta. E aqui na Câmara dos Deputados, pela qualidade dos parlamentares aqui representados, eu não tenho a menor dúvida de que essa federação já nasce muito forte", afirmou Hugo.

O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), que integra a executiva nacional do partido, também participou do evento, representando o estado do Piauí. Em entrevista ao Conecta Piauí, o parlamentar afirmou que a aliança reforça as chances de que os dois partidos conquistem um número considerável de cadeiras no Congresso Nacional.

Foto: Deputado Evaldo Gomes em anúncio de federação.Conecta Piauí
Conecta Piauí

"Os dois partidos precisam continuar no cenário político, e essa estratégia, essa articulação da união entre eles, nada mais é do que uma forma de eleger uma grande bancada de deputados federais. Também visa fortalecer os partidos nos estados, para que possamos ter êxito não só na disputa eleitoral, elegendo deputados federais e estaduais, mas, sobretudo, contribuindo com o fortalecimento de um projeto de renovação", declarou Evaldo.

Orientação política da federação
Posições dos principais líderes dos partidos indicam que a federação poderá adotar uma postura de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de a sigla, oficialmente, se declarar de centro, é esperado um posicionamento mais crítico em relação ao Palácio da Alvorada.

No entanto, o deputado estadual Evaldo Gomes afirmou, em entrevistas, que a conjuntura nacional não impõe, necessariamente, alinhamento nos estados. Ele já declarou ter autonomia para continuar apoiando o governo federal.

Comente