Teresina passa de 905 mil habitantes em 2025 e Grande Teresina soma 1,3 mi
Criada por lei em 2001, a RIDE nasceu para integrar planejamento e investimentosPelo segundo ano consecutivo, Teresina ultrapassa a marca de 900 mil habitantes. O novo levantamento do IBGE, divulgado nesta quinta-feira (28), projeta que 905.692 pessoas vivem na capital piauiense em 2025. É como se quase dois mil novos moradores tivessem chegado em apenas um ano. A cidade se mantém como a sexta maior entre as capitais nordestinas e a 16ª no ranking nacional, concentrando mais de um quarto de toda a população do estado. Em números simples: um a cada quatro piauienses vive aqui.
Mas a história não para nos limites da capital. A Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, a chamada RIDE, rompe outra barreira simbólica: já são mais de 1,3 milhão de habitantes vivendo nesse eixo que une o Piauí e o Maranhão. Criada por lei em 2001, a RIDE nasceu para integrar planejamento e investimentos, reduzindo desigualdades entre os municípios vizinhos.

Dentro dela, Teresina concentra 69,28% da população. Timon, do lado maranhense, é o segundo maior município, com 182,7 mil habitantes. Em outro extremo, pequenos municípios como Miguel Leão, Pau D’Arco e Coivaras somam juntos menos de dez mil moradores, mas são peças importantes desse tabuleiro regional.
No contexto nacional, o Brasil chega a 213,4 milhões de habitantes em 2025, um crescimento modesto de 0,39% em relação ao ano anterior. O Piauí, por sua vez, soma 3,38 milhões de habitantes, registrando um aumento de apenas 0,26% – o oitavo menor crescimento entre os 27 estados brasileiros.

