Gringos descobrem o Piauí: número de estrangeiros cresce quase 200% em 12 anos
Devagarzinho, os gringos estão descobrindo o calor, a acolhida e os encantos do PiauíO Piauí entrou no radar dos gringos! Apesar de ainda ter o menor número absoluto de imigrantes entre os estados brasileiros, foi justamente aqui que o número de estrangeiros mais cresceu no país na última década. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o estado saltou de 482 pessoas de fora do Brasil, em 2010, para 1.435 em 2022 — um crescimento de quase 200%. No mesmo período, o aumento nacional foi de 70%.
Ou seja, enquanto outros estados viram a chegada de estrangeiros crescer, o Piauí praticamente triplicou sua população vinda de outros países.
E quem são esses forasteiros que escolheram o Piauí como novo lar? Em primeiro lugar, os venezuelanos (263), seguidos pelos colombianos (185), portugueses (90), norte-americanos (66) e argentinos (63). Eles estão espalhados principalmente pelas cidades maiores, como Teresina e Parnaíba, mas também se instalam em municípios do interior.

O que atrai esse pessoal de fora? São vários os motivos: oportunidades de trabalho, estudos em universidades públicas, projetos sociais, religiosos ou simplesmente a busca por uma vida mais tranquila. O fato é que o Piauí está se tornando uma nova rota para quem quer recomeçar no Brasil.
Mesmo com números ainda modestos, o crescimento acelerado mostra que o estado vem chamando atenção no mapa global. Devagarzinho, os gringos estão descobrindo o calor, a acolhida e os encantos do Piauí — e ficando por aqui.