Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Tech

Na nova coluna do Conecta Piauí, o jornalista Aric Lages explora as tendências de tecnologia e inteligência artificial, mostrando como elas transformam o mundo e impactam o nosso dia a dia. Fique conectado!

Apple apresenta novo MacBook Air com chip M4 e foco em inteligência artificial

Novo modelo traz melhorias de desempenho, integração com IA e tem preço inicial de R$ 12.999
Conecta Tech

A Apple revelou nesta quarta-feira (5) o novo MacBook Air, que chega ao mercado equipado com o chip M4. A atualização dá continuidade à estratégia da empresa de aprimorar seus dispositivos com componentes de alto desempenho, visando manter a competitividade no setor.

Os consumidores terão duas opções de tamanho: uma versão com tela de 13 polegadas e outra com 15 polegadas. No Brasil, o novo MacBook Air está listado no site oficial da Apple por preços a partir de R$ 12.999 no modelo de 13 polegadas, mas as compras ainda não foram liberadas. A previsão é que as pré-vendas comecem no dia 12 de março de 2025.

Foto: Divulgação/AppleMacBook Air
MacBook Air

Especificações e novidades

O novo MacBook Air traz uma configuração potente, com 10 núcleos de CPU e 10 núcleos de GPU, além de 16 GB de memória RAM, que pode ser expandida para até 32 GB. Entre as conexões, o notebook conta com duas portas Thunderbolt 4, uma porta MagSafe 3 para carregamento e uma entrada para fones de ouvido de 3,5 mm.

A Apple também aprimorou a experiência em videoconferências com a inclusão do software Center Stage na webcam, que centraliza automaticamente o enquadramento da pessoa que está falando. O novo MacBook Air estará disponível em quatro cores: "midnight", "starlight", "silver" e a nova opção "sky blue".

Foto: Divulgação/AppleModelos de 13 e 15 polegadas do MacBook Air
Modelos de 13 e 15 polegadas do MacBook Air

Foco em inteligência artificial

O lançamento do MacBook Air com chip M4 também reforça a aposta da Apple em inteligência artificial. O notebook será vendido com pelo menos 16 GB de RAM, requisito mínimo para utilizar os recursos do Apple Intelligence. Entre as funcionalidades destacadas estão o Image Playground, o Genmoji e o Writing Tools, além de melhorias na assistente virtual Siri, que passará a oferecer instruções faladas e escritas de forma mais fluida. Tanto a Siri quanto o Writing Tools contarão com integração ao ChatGPT.

A nova plataforma de IA da Apple estará disponível em diversos países a partir de abril de 2025, incluindo o Brasil, o que reforça a estratégia da companhia de tornar seus produtos mais acessíveis e atrair novos consumidores.

Diferenças em relação ao MacBook Pro

Apesar de ser mais barato do que o MacBook Pro, o novo MacBook Air tem um posicionamento distinto no mercado. Embora compartilhe o chip M4 com a versão Pro, o modelo Air apresenta diferenças significativas, como menor autonomia de bateria e a ausência do display mini-LED de alta densidade de pixels.

Por outro lado, o MacBook Air rodará o novo macOS Sequoia, que traz a funcionalidade de espelhamento do iPhone diretamente no notebook. Com isso, o usuário poderá acessar aplicativos e notificações do smartphone mesmo estando fisicamente distante dele, uma funcionalidade bastante aguardada pelos usuários do ecossistema Apple.

Foto: Divulgação/AppleApple vem apostando em integração com inteligência artificial
Apple vem apostando em integração com inteligência artificial

Expectativas de mercado

Caso siga o desempenho da versão anterior, equipada com o chip M3, o novo MacBook Air tem potencial para se tornar um dos notebooks mais vendidos da Apple. Com um equilíbrio entre preço e desempenho, o modelo deve atrair tanto consumidores que buscam uma opção mais acessível dentro do portfólio da Apple quanto aqueles interessados nos novos recursos de inteligência artificial.

Comente