Lutadora abandona combate contra boxeadora 'intersexo', entenda a polêmica
Apesar da polêmica desistência, Angela Carini afirma que desistiu da luta por questões de saúdeA boxeadora italiana Angela Carini desistiu, nesta quinta-feira (01/08), do combate contra a argelina Imane Khelif após 46 segundos. Carini desistiu ainda na primeira rodada da categoria até 99kg do boxe feminino. A adversária, Khelif, foi anteriormente reprovada em testes de gênero, mas foi autorizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a participar dos Jogos de Paris.

Apesar da polêmica, Carini afirma que desistiu da luta por questões de saúde. Segundo a atleta, o motivo da desistência foi por conta de dores na região interna do nariz. Aos 30 segundos, a italiana foi ajeitar o capacete no corner, mas acabou desistindo logo em seguida.
"Entrei no ringue e tentei lutar. Eu queria vencer. Recebi dois golpes no nariz e não conseguia respirar mais, estava doendo muito", comenta Carini durante entrevista após a disputa.
Polêmica do teste de gênero
Imane Khelif chegou a ser proibida de competir em uma disputa organizada pela Associação Internacional de Boxe (IBA), em 2023, por "não atender critérios de elegibilidade", segundo a associação. A organização alegou que Khelif tinha altos níveis de testosterona. O presidente do IAB, Igor Kremlev, informou a uma agência de notícias que "elas tinham cromossomos XY e foram, portanto, excluídas dos eventos esportivos". Apesar da proibição, o COI permitiu e liberou a atleta para disputar nos Jogos Olímpicos 2024.
Desde a permissão, o COI foi pressionado a explicar o porquê de liberar uma atleta a lutar com outra que ainda não teria certeza do sexo da adversária. Khelif se identifica como "intersexo", ou seja, quando a pessoa não se identifica como sexo masculino ou feminino, abrangendo uma ampla variação corporal nas características sexuais.

O porta-voz do COI, Mark Adams, afirma que, "Eu diria apenas que todas as que competem na categoria feminina estão cumprindo as regras de elegibilidade da competição. Elas são mulheres em seus passaportes".
Com a desistência da italiana Angela Carini, a boxeadora argelina Imane Khelif está classificada para as quartas, mas ainda não sabe quem será a adversária.