Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Vakinha para ajudar guia que acompanhou Juliana Marins é cancelada após polêmica

Campanha arrecadou mais de R$ 500 mil, mas foi cancelada após críticas sobre taxa de 20%
Conecta Brasil

A campanha de financiamento coletivo criada para ajudar Adam, o guia indonésio que permaneceu ao lado do corpo da brasileira Juliana Marins após a queda fatal durante uma trilha, foi cancelada neste domingo (29), após repercussão negativa nas redes sociais. A vaquinha, organizada pelas plataformas Voaa e Razões para Acreditar, já havia arrecadado mais de R$ 500 mil quando a decisão foi anunciada.

Foto: ReproduçãoJuliana Marins
Juliana Marins

O motivo do cancelamento foi a cobrança de uma taxa administrativa de 20% sobre o valor arrecadado, o que gerou críticas e desconfiança por parte do público. Nas redes sociais, muitos usuários questionaram a transparência da campanha e consideraram a taxa elevada demais.

Em nota publicada nas redes, os organizadores reconheceram que a comunicação poderia ter sido mais clara desde o início. “Tomamos essa decisão após muitos questionamentos relacionados à nossa taxa administrativa de 20%, que, apesar de comunicada em nosso site desde o início, gerou desconforto em algumas pessoas”, diz o comunicado.

Segundo a Voaa, a taxa praticada faz parte de um modelo de operação que, segundo eles, "vai muito além de simplesmente disponibilizar uma plataforma para arrecadação". Ainda assim, decidiram cancelar a vaquinha e devolver todos os valores doados.

De acordo com o anúncio, a devolução será feita automaticamente a partir desta segunda-feira (30), utilizando os mesmos meios de pagamento escolhidos pelos doadores, e sem a necessidade de qualquer ação por parte deles.

Comente