Mulher morre agonizando após implorar por atendimento em UPA de Salvador
Adnailda Souza, 43 anos, faleceu dentro da unidade após pedir socorro e não receber atendimentoUma mulher identificada como Adnailda Souza Santos, 43 anos, morreu na noite da última terça-feira (11) após implorar por oxigênio dentro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Pau Miúdo, em Salvador. Familiares denunciam negligência no atendimento e afirmam que a paciente agonizou em frente ao consultório médico sem receber o suporte necessário.

O marido da vítima, Sidnei Monteiro de Jesus, registrou o momento em vídeo, no qual Adnailda aparece pedindo ajuda: “Por favor, doutor, libera oxigênio aqui”. Indignado, ele afirmou: “Eu vou filmar, porque se essa mulher morrer aqui… Tanto médico na casa, uma emergência, rapidinho, para um balão de oxigênio”.
Segundo os familiares, funcionários da UPA chegaram a acionar a Polícia Militar. O pastor Paulo Britto, cunhado da vítima, relatou que a única coisa que Adnailda queria era ser socorrida. “A única ameaça que tinha era a nossa cor da pele, porque ninguém estava ameaçando ninguém. Ela dizia: ‘Eu não quero morrer, por favor, me bote no oxigênio’, e o médico achando que ela estava brincando”, denunciou.
A paciente teria passado o dia todo buscando atendimento em diferentes unidades de saúde, sem sucesso. Ao chegar na UPA de Pau Miúdo, às 17h, começou a passar mal e, por volta das 20h, gritava por ajuda: “Gente, estou sem ar”.
Até o momento, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) não se pronunciou sobre o caso.
Confira o vídeo:
Com informações de BNews