Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Lula planeja convidar Trump para a COP30, em Belém

Presidente quer ouvir do líder dos EUA sua visão sobre as mudanças climáticas
Conecta Brasil

Durante a abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que não pretende entrar em contato com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para discutir as tarifas aplicadas aos produtos brasileiros. No entanto, afirmou que pretende convidá-lo para a COP30, marcada para novembro em Belém (PA), com o objetivo de ouvir sua opinião sobre a questão climática.

Foto: © Antonio Cruz/Agência BrasilLula planeja convidar Trump para a COP30 em Belém
Lula planeja convidar Trump para a COP30 em Belém

“Não vou ligar para o Trump para conversar sobre tarifas, ele não quer falar. Mas vou ligar para convidá-lo para a COP30, quero saber o que ele pensa sobre o clima”, afirmou Lula, em tom direto e bem-humorado.

As tarifas em questão foram anunciadas por Trump em carta enviada a Lula no dia 9 de julho, comunicando a taxação de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA a partir de 1º de agosto. Posteriormente, em 30 de julho, o governo norte-americano publicou uma ordem executiva formalizando a medida, mas retirando cerca de 700 itens da lista, que passa a valer no dia 6.

Entre os argumentos utilizados por Washington, está a acusação de práticas comerciais “injustas” envolvendo o sistema de pagamentos instantâneo brasileiro, o Pix. Lula rebateu a crítica, defendendo o Pix como uma inovação nacional que se tornou referência mundial em infraestrutura digital pública.

“O Pix é um patrimônio do povo brasileiro. Não podemos ser penalizados por criar um sistema gratuito, rápido e eficiente”, declarou o presidente. Em tom irônico, sugeriu que Trump deveria experimentar o Pix nos Estados Unidos. “Seria bom levar o Pix para ele pagar uma conta, ver que é algo moderno”, comentou, insinuando que a reação norte-americana está ligada ao temor das grandes empresas financeiras. “Se o Pix se espalhar, os cartões de crédito vão perder espaço. É esse o verdadeiro motivo por trás dessa loucura contra o Brasil”, completou Lula.

As informações são da Agência Brasil

Comente