Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Fortes chuvas no RS deixam dois mortose e um desaparecido

Ao todo, 1.336 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram sair de suas casas

O Rio Grande do Sul volta a enfrentar dias de muita apreensão por conta das fortes chuvas que atingem parte do estado desde o último fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta quarta-feira (18), pelo menos duas pessoas morreram, uma segue desaparecida e mais de 2 mil estão fora de casa.

Foto: Alexandre Pessoa/DivulgaçãoFortes chuvas no RS deixam dois mortose e um desaparecido
Fortes chuvas no RS deixam dois mortose e um desaparecido

Ao todo, 1.336 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram sair de suas casas, mas conseguiram abrigo na casa de familiares, amigos ou em hotéis. Outras mil estão desabrigadas, vivendo temporariamente em abrigos públicos ou de instituições assistenciais.

Um dos casos mais recentes aconteceu em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a cerca de 100 km de Porto Alegre. Um jovem de 22 anos morreu após o carro onde ele estava ser arrastado pela correnteza do Rio Caí. O veículo tentava atravessar a Ponte da Cooperação, uma estrutura provisória construída após as enchentes de maio destruírem a ponte da BR-116. Parte dessa ponte também não resistiu à força da água e cedeu.

A outra vítima foi identificada como Geneci da Rosa, de 54 anos, que morreu em Candelária, na Região dos Vales. O carro onde ela estava com o marido foi levado pela força da água enquanto passava por uma ponte. O corpo dela foi encontrado nesta terça-feira (17), mas o marido segue desaparecido.

Além das tragédias, os prejuízos e transtornos se espalham por várias cidades gaúchas. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 51 municípios já registraram ocorrências como alagamentos, destelhamentos e quedas de pontes. Em Canoas, na Grande Porto Alegre, 89 pessoas estão desalojadas e outras 28 estão em abrigos. O prefeito Airton Souza informou que 29 escolas do município foram parcialmente destelhadas.

A situação também afeta o trânsito nas estradas. Pelo menos 16 rodovias estaduais estão completamente bloqueadas e outras seis têm trechos com interdições parciais.

O governador Eduardo Leite afirmou, nas redes sociais, que algumas regiões do estado já acumulam mais de 350 milímetros de chuva, o que é considerado muito acima da média esperada para este período. Segundo ele, as equipes estão mobilizadas para atender às ocorrências e prestar socorro às famílias afetadas.

Com informações da Agência Brasil

Comente