Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Conecta Brasil

Notícias que geram repercussão no Brasil no seu portal Conecta Piauí

Alckmin diz que plano de contingência para tarifaço dos EUA deve sair até terça

Ministro destaca que auxílio será direcionado conforme exposição das exportações
Conecta Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou que o plano de contingência para apoiar os setores brasileiros impactados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos deve ser divulgado até terça-feira (12/08).

Segundo Alckmin, o plano terá uma “régua” para avaliar a variação das exportações dentro de cada setor, garantindo que o auxílio seja direcionado com mais precisão às empresas mais afetadas.

Foto: Cadu Pinotti/Agência BrasilPlano de contingência para setores afetados por tarifa dos EUA será divulgado até terça-feira
Plano de contingência para setores afetados por tarifa dos EUA será divulgado até terça-feira

“O plano foi apresentado ao presidente Lula, que concluiu a análise ontem à noite. Ele deve tomar a decisão final e o anúncio será feito entre segunda e terça-feira”, afirmou o ministro em entrevista nesta quinta-feira (8), no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

Alckmin explicou que a proposta visa diferenciar os impactos conforme o grau de exposição de cada setor ao mercado dos EUA, já que alguns segmentos exportam a maior parte da produção para aquele país, enquanto outros têm foco no mercado interno.

“Tem setores com mais de 90% da produção para o mercado interno e apenas 5% a 10% para exportação. Outros exportam metade da produção, e há setores com mais da metade destinada aos Estados Unidos, que são os mais expostos”, disse.

Como exemplo, citou o setor de pescados, que será tratado de forma diferenciada dentro do plano. “No caso da tilápia, o maior consumo é interno, enquanto o atum é destinado em sua maior parte à exportação”, completou.

Sobre uma reunião com o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, Alckmin comentou apenas que o encontro foi “muito bom”, sem entrar em detalhes. Escobar também se reuniu com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e visitou a Câmara dos Deputados.

Antes da reunião com o representante americano, Alckmin encontrou-se com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). O ministro destacou que o setor será fortemente impactado pela tarifa, especialmente o couro, que tem mais de 40% da produção destinada à exportação.

“Recebi o setor de calçados, que emprega muita mão de obra e será afetado, mas o couro sofrerá um impacto maior”, explicou.

Comente